O primeiro de Abril

Publicado por Paula Ferreira em

 

Várias são as explicações sobre a celebração do dia 1 de Abril, como o dia dos enganos (igualmente conhecido como dia das mentiras, dos tolos, dos bobos, das petas, etc).

A explicação mais conhecida, e talvez aquela que faz mais sentido, é a que remonta a ao reinado de Carlos IX de França, quando este manda adoptar o calendário gregoriano, em substituição ao juliano. O Ano Novo —  até à data celebrado aquando o equinócio de Primavera, em festejos que se prolongavam até 1 de Abril — passou a comemorar-se no dia 1 de Janeiro.

Alguns franceses resistiram à mudança, sendo que os que a aceitaram, passaram a ridicularizar os conservadores, enviando-lhes presentes estranhos, ou convites falsos para festas.

Hoje em dia, em França, o dia é chamado poisson d'avril, provavelmente por crianças e jovens desenharem peixes coloridos em folhas que colam sorrateiramente nas costas uns dos outros.

Nos países de língua inglesa é denominado April Fool's Day.

Por terras portuguesas, uns mais que outros, continuam a seguir o velho provérbio "Em primeiro de Abril vão os burros aonde não devem ir".


Compartilhe esta publicação



← Publicação anterior Publicação seguinte →


2 comentários

  • Ola amigo. Gostaria de entender como fcinuona seus trades e como interpretar os resultados aqui postados. Fae7o DT em mini contrato tbm, com 5 minis por ordem, buscando uma meta de 3000pts/meas para ser 3000,00 mesmo! Vejo que ne3o e9 o fim do mundo conseguir, mas passamos alguns perrengues as vezes..rsVamos trocar ideias se vocea quizer.Abs,

    Joha em
  • Ola amigo. Gostaria de entender como fuocnina seus trades e como interpretar os resultados aqui postados. Fae7o DT em mini contrato tbm, com 5 minis por ordem, buscando uma meta de 3000pts/meas para ser 3000,00 mesmo! Vejo que ne3o e9 o fim do mundo conseguir, mas passamos alguns perrengues as vezes..rsVamos trocar ideias se vocea quizer.Abs,

    Sayali em

Deixe um comentário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.